Sua pele reflete a sua saúde
Nossa pele é “nossa casa”, o maior órgão do corpo humano e a principal forma de proteção e apresentação para o meio externo. Ela funciona como um sinalizador de nosso estado interno. Muitas doenças e até nossas emoções podem ser visualizadas através da pele. Quem nunca ouviu falar: “Que pele radiante, você está tão feliz hoje”, ou ao contrário, “você está com olheiras, deve estar muito cansado”.
Devido a isso, é preciso estar atento aos sinais, pois algumas doenças manifestadas na pele, como por exemplo, dermatite atópica, psoríase, lúpus, refletem nosso interior (emoções e hormônios). Assim como, doenças graves nos rins, fígado e até tumores em órgãos nobres do corpo podem inicialmente se manifestar por sintomas ou lesões na pele.
Curiosidade Services
Muitos consideram o coração e o cérebro como os órgãos mais nobres no corpo humano. Porém, uma lesão de 30% em um vaso cardíaco passa despercebida e uma lesão de 30 % na pele, além de gerar muita dor e desconforto, nos deixa tão desprotegidos, que podemos até chegar ao óbito. Quando éramos apenas uma “bolinha de células” no útero materno, as mesmas células destinadas a formar nossa pele, também deram origem ao nosso sistema nervoso central e ao nosso cérebro.
Dicas Services
Os cuidados com a pele influenciam diretamente na saúde, autoestima e bem estar pessoal. Por isso, devemos ter certos cuidados diários com a nossa pele, pois a constância no tratamento retarda o efeito do tempo e previne doenças. O uso de filtro solar e a limpeza da pele é o básico para mantê-la saudável. Ter uma alimentação balanceada e estar hidratado é fundamental. Além disso, esteja atento ao surgimento de novos sinais e vá regularmente ao dermatologista. Invista na sua saúde e tenha uma pele saudável e bonita.
Tipos de pele segundo sua cor Services
Por que as pessoas têm tons de pele diferentes?
A cor da pele está relacionada a uma série de fatores. A pigmentação constitutiva da pele é herdada geneticamente, sem interferência da quantidade de radiação solar recebida, por isso, é constante. A cor facultativa da pele, resulta da exposição solar e é reversível.
Existem tipos de peles relacionados a cor e a sensibilidade solar. Os tipos de pele, segundo à classificação de Fitzpatrick são, classificados em fototipos de 1 a 6, segundo a capacidade que cada pessoa tem de se bronzear, assim como, sensibilidade e vermelhidão quando exposta ao sol.
I - Pele branca – sempre queima – nunca bronzeia – muito sensível ao sol;
II- Pele branca – sempre queima – bronzeia muito pouco – sensível ao sol;
III- Pele morena clara – queima (moderadamente)– bronzeia (moderadamente) – sensibilidade normal ao sol;
VI- Pele morena moderada – queima (pouco) – sempre bronzeia – sensibilidade normal ao Sol;
V - Pele morena escura – queima (raramente) – sempre bronzeia – pouco sensível ao sol;
VI- Pele negra – nunca queima – totalmente pigmentada – insensível ao sol.
Tipos De Pele Segundo sua textura Services
Existem 4 tipos básicos de pele: Normal, Seca, Oleosa e Mista.
A pele normal tem textura saudável e aveludada, sem excesso de brilho ou ressecamento.
A pele seca tem como característica a perda de água em excesso e normalmente tem poros poucos visíveis, pouca luminosidade e é mais propensa à descamação e vermelhidão.
Já a tipo Oleosa, tem aspecto mais brilhante e espesso por causa da produção de sebo maior do que o normal.
Enquanto a mista apresenta aspecto oleoso e poros dilatados na “zona T” (testa, nariz e queixo), podendo apresentar acne nesta região e seco nas bochechas e extremidades.
O diagnóstico do tipo de pele e a indicação dos produtos a serem utilizados devem ser feito por um profissional especializado, pois o autodiagnostico e o uso indevido dos produtos, podem colaborar para a má qualidade da pele. “Por exemplo, se uma pessoa de pele mista, com tendência à oleosidade, escolher um protetor solar muito hidratante, é possível que ele confira muito brilho e cause até acne.